24 de ago de 2011

Paris, je t'aime!

Depois de uma semaninha de férias na capital francesa, não poderia deixar de postar aqui sobre Paris romântica, emocionante, histórica, elegante! Bon voyage!

Com este post já em mente durante a viagem, meus olhares se direcionaram aos pequenos, como sempre!!...Pensando neles, aqui vão algumas dicas para as famílias que quiserem desbravar Paris com crianças: Parques, carrosséis, marionetes, atividades em museus, Disney, tudo pode ser divertido, e também cultural!!


QUANDO IR: Junho, julho e agosto, apesar de alta temporada na Europa, agrada por causa do clima quente.

PARQUES:

Jardin da Acclimatation - considerado o melhor parque infantil de Paris, tem barcos de controle remoto, carrossel, mini-golf, mini motos, show de marionetes, circo e mini-fazenda.
Disneyland Paris -Descubra toda magia da Disneyland Paris,onde tudo é festa e fantasia. A 35 min de Paris, não tem as dimensões do parque da Flórida, mas mantém o padrão de diversão.

Acquaboulevard - Em Paris, o maior parque aquático da Europa, com águas aquecidas, tobogãs, quedas e praias.

La Villette - Gigantesco parque com inúmeras atrações. Ultramoderno, permite uma viagem ao futuro, interagindo arte e tecnologia. Vale visitar a Cité des Sciences & de l'industrie , que é um museu de ciências (lá dentro tem uma parte específica para crianças pequenas, a Cité des Enfants (cidade das crianças), mas o museu de forma geral é pra crianças um pouco maiores, a partir de uns 6 anos). Cite de La Musique, complexo cultural do parque de La Villete. Reúne museus, centros de ciência, arquitetura e cinema. A criança aprende ciências brincando.

Parc Asterix - Este parque faz a delícia de muitos pais leitores de Asterix e os gauleses, onde mergulham no tempo da Vila de Gália. Lá os famosos Asterix, Obelix e Ideafix dão as boas-vindas.

France Miniature - É o maior parque de miniaturas da Europa, divertido para se ter uma idéia geral  dos monumentos, jardins, das cidades, desde Paris,e outras cidades, em maquetes de escala 1:30! Ainda tem o Palácio da Miniatura, onde ficam 50 casas de bonecas que reproduzem o interior de lugares famosos.

AQUÁRIO:

 L'aquaruim tropical -  Muita gente não sabe que tem um aquário em Paris! No Palais de la Porte Dorée.


MUSEUS:

Musée de la Poupée - passeio gostoso para as meninas, o museu da boneca  possui bonecas desde 1850 até hoje!!

Musée de la Magie - este já parece ser mais interessante para os meninos. Museu da mágica revela segredos e curiosidades das magias.

Museu da história Natural - cheio de bichos empalhados, mostra a origem dos animais, com vídeos curtos que explicam o que leva uma espécie predatória a devorar a outra. E não é preciso que os filhos se expressem em francês. As imagens falam por si.

O Louvre tem sempre algumas visitas guiadas especiais para crianças, são uma ótima maneira de fazer os pequenos se interessarem e terem os primeiros contatos com a arte. As visitas a museus tradicionais ganham a relevância de um aprendizado para a criançada! Permitem o significado de uma descoberta, têm caráter lúdico e educativo. Eles aprendem a ler as imagens, a educar seu olhar. Especialistas em educação afirmam que esse tipo de passeio abre o horizonte dos pequenos.


JARDINS:

Jardin des Tuilleries - liga o Louvre à Place de la Concorde. Com chafariz, barquinhos e parque de diversões.

                                              

Jardin de Luxembourg: área verde e grama para piquenique. Dentro dele tem quadras de esporte, lago e um parquinho bem grande, com vários brinquedos e areia.

Jardin des Plantes: Jardim botânico de Paris, dentro tem parquinho, carrossel (bom, carrossel tem na cidade inteira…), um mini zoológico.


PASSEIOS:


Ver a Torre Eiffel - Os pimpolhos ficarão impressionados por essa estrutura gigante de ferro! A Torre tem uma novidade para os pequenos de 6-10 anos no 1° andar: um circuito feito para conhecer a história da Torre Eiffel e de seu criador, Gustavo Eiffel, desde a sua criação até os dias de hoje.

                                                   


Passear no Champs de Mars: um jardim gigante que vai do pé da Torre Eiffel até a Escola Militar. Lá, vocês podem passear, brincar na areia, nos balanços, fazer um piquenique (aproveitem para levar um lanche gostoso!), andar de pônei, admirando o célebre monumento!
 Fazer um passeio de bateau mouche: passeio de barco pelo Rio Sena de dia ou à noite, para ver bem a cidade e suas pontes. Dura apenas uma hora, não é demorado!

                                 


Brincar de Príncipe e Princesa no Castelo de Versailles,o Palácio do Rei Sol, Luis XIV! Uma viagem na história. Os jardins do palácio são imperdíveis!!!

                                        

FILMES:
Antes de viajarem assistam "O corcunda de Notre-Dame" e 'Ratatouille".


DELICES DE FRANCE:

As clássicas Patisseries...
A Ladurée é uma patisserie parisiense que abriu suas portas em 1862. Ficou muito famosa por ter inventado os macarons e outras delícias mais...

                                      

                                      

Macaron, com forma de disco, crocante por fora e macio por dentro... a receita à base de farinha de amêndoas, açúcar e claras de ovos, pode ser preparada com incontáveis opções de recheio!

Macarons:
Ladurée - 16 rue Royale 75008  – 75 av. Champs Elysées 75008 – 21 rue Bonaparte 75006  e no Printemps do boulevard Haussmann.


Praliné:
Praliné nas origens...  ;-)
                                      

Praliné: amendoas caramelizadas, trituradas, formando o conhecido "crocante", muito usado para recheios de doces e chocolates.

          
Compras:
Champs Elysées, Rue Rivoli, Rue Saint Honoré  
Repetto - famosa por suas sapatilhas que já calçaram os pés de Brigitte Bardot e outras celebridades e preferida de bailarinos mundo afora. Para as meninas que adoram ballet, fica a dica!!!


* Lembrando que a grande parte das compras feitas na França dão direito à restituição do imposto pago, através do TAX FREE. No momento da compra, apresente o seu passaporte, e exija o formulário da loja. Juntamente com a nota fiscal, em guichês no aeroporto, você reembolsa o que pagou à título de imposto!! Lembrar de fazer este procedimento de restituição antes do check in e do despacho das bagagens, pois às vezes é preciso mostrar o produto!! (deixá-lo à mão, ou em fácil acesso).

Para as mamães, maquiagens, perfumes e cosméticos:

Moda Infantil na França (Vêtements Enfantes):
Galeries Lafayette - Enfant - na Galeria Lafayette há um andar do shopping somente de moda infantil, com grandes grifes, dentre elas: D& G, Gucci, Diesel, Kenzo, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Burberry, etc...Mas entre as minhas preferidas estão as clássicas Tartine et chocolat , Petit Bateau , Bonpoint e Jacadi !!!!

Outras:


                         


Curiosidades gerais:
 Um passeio interessante é visitar Brugge, na Bélgica, que está a 3 horas de Paris, fronteira com o norte da França.
Bonecas e rendas típicas da região de Brugge na Bélgica.

 Brugge, na Bélgica, é uma cidade medieval, conhecida como "veneza do norte", por seus inúmeros canais. Esta região é famosa pelas rendas, chocolates e cervejas belgas. Vale a pena conhecer!

Em uma feira de antiguidades na Bélgica, selecionei algumas preciosidades...


Miniatura de carrinho de bebê antigo


cavalinhos de carrossel


encartes de propagandas antigas


instrumento usado para fazer as rendas

sapatinhos de rendas


soldadinho



marionetes do pinóquio


brinquedos de madeira


...já em clima de natal, enfeites para árvore em formato de doces!!...Amei!




                                                                                                   


Lojinha no estilo provençal no Museu da Casa de Monet - em Giverny


Lojinha de chá. Puro charme!!

Loja de tecidos (Tissues), em Saint Pierre. Como estilista, não poderia deixar de visitar o bairro onde se concentram todas as lojas de tecidos e aviamentos....não preciso nem dizer que eu quase me enlouqueci lá...rs...e é claro que eu trouxe váááárias coisas para as próximas coleções....Aguardem!!!    =D



Paris, je t'aime!


Nenhum comentário:

Postar um comentário