14 de ago. de 2011

FELIZ DIA AOS PAPAIS!!!


A voz do pai (ou figura paterna) é de vital importância: dá segurança, confiança no porvir, estabelece os limites da conduta infantil, e fecha o círculo do amor que deve rodear a criança. O pai proporciona um elemento único e essencial na criação do filho e sua influência é poderosa na saúde emocional. A mãe lhe diz: "com cuidado", e o pai lhe diz "um mais", ao estimular o pequeno a subir outro degrau para que chegue acima, juntos, tomados da mão, pai e mãe guiam ao filho no caminho da vida.

O pai se abre às necessidades mais sutis do filho: as emocionais e as psíquicas. Transcende a preocupação de si mesmo e suas ocupações, e consegue ver o filho em seus próprios termos. Propicia o ambiente que lhe permite o desenvolvimento de seu potencial em um marco e liberdade responsável, não de dominação.

Não se detém na superficialidade, mas conhece o filho de perto. Guia sem agressividade, com firmeza motivada e racional, pelo caminho dos valores que deseja lhe passar.  Adverte no filho, mais além das limitações presentes. O pai de hoje se dá permissão para ver com olhos de amor o filho, e ao seu lado goza cada momento de seu desenvolvimento.

*Assim é, ou pelo menos deveria ser...papais, vô-pai, mãe-pai, etc, sejam conscientes dessa responsabilidade emocional para com os filhotes!! Parabéns pela sua árdua tarefa de educar, impor limites, inserir valores e princípios...Criem um mundo melhor para seus filhos...criem filhos melhores para o nosso mundo! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário