14 de jun de 2011

Praliné - receita de doce infância

PRALINÉ é um doce tipicamente francês que consite em nóz caramelizadas. A escolha deste nome à marca não foi por acaso. Eu o escolhi porque ele remete a marca ao universo da doçura, já que o doce muitas vezes é associado à infância, e ainda faz uma metáfora com o meu nome: ALINE.

Na França da Idade Média, Marshal du Pressis-Praslin criou docinhos de caramelo com amêndoas. Ao longo do tempo, a confeitaria os triturou para dar contraste de textura em coberturas, recheios e chocolates. Foi então criado o nosso conhecido “crocante”, que serve como base de recheios para trufas, bombons e sobremesas.
Apesar das amêndoas tostadas serem a versão mais marcante da origem do Praliné, todos os tipos de nozes e castanhas podem ser agregadas a esta maravilha, como castanha de caju, nozes,  avelãs  ou macadâmias tostadas.
Abaixo seguem algumas receitinhas de Praliné...



PRALINÉ DE AMÊNDOAS:
1/2 xícara de amêndoas torradas
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água


1. Misture o açúcar e a água e leve ao fogo até começar caramelizar. Adicione as amêndoas e misture rapidamente, coloque no mármore ou numa forma untada com manteiga e deixe esfriar.
2. Depois de frio coloque num saco plástico e quebre, triture ou corte em pedacinhos com uma faca.



 Essa delícia trituradinha é acompanhamento perfeito para um sorvete!!!! Hummm...Fica a dica da farofinha crocante!!! =)


 Aqui no Brasil, especialmente nesta época de festividades juninas, é comum vermos por aí o Amendoim na versão Praliné, que nada mais é do que aquele amendoim crocante coberto com casquinha de chocolate.
 E uma das melhores partes dos festejos são os quitutes. Então, anote e faça:
 AMENDOIM PRALINÉ
Ingredientes:
1 xícara (chá) de amendoim
1/2 xícara(chá) de água
1 xícara(chá) de açucar
1 Colher (café) de achocolatado
1 Colher (café) fermento em pó


Preparo:
Em uma panela misture todos os ingredientes, leve ao fogo, mexendo sempre.
Vai ferver, logo depois começar a grudar tudo no amendoim, fica bem soltinho. Tire do fogo e mexa pra que tudo fique bem agregado. Volte ai fogo novamente para dar uma leve derretida.
coloque em um recipiente, deixe esfrirar e conserve em pote fechado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário