Na França da Idade Média, Marshal du Pressis-Praslin criou docinhos de caramelo com amêndoas. Ao longo do tempo, a confeitaria os triturou para dar contraste de textura em coberturas, recheios e chocolates. Foi então criado o nosso conhecido “crocante”, que serve como base de recheios para trufas, bombons e sobremesas.
Apesar das amêndoas tostadas serem a versão mais marcante da origem do Praliné, todos os tipos de nozes e castanhas podem ser agregadas a esta maravilha, como castanha de caju, nozes, avelãs ou macadâmias tostadas.
Abaixo seguem algumas receitinhas de Praliné...
PRALINÉ DE AMÊNDOAS:
1/2 xícara de amêndoas torradas
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água
1. Misture o açúcar e a água e leve ao fogo até começar caramelizar. Adicione as amêndoas e misture rapidamente, coloque no mármore ou numa forma untada com manteiga e deixe esfriar.
2. Depois de frio coloque num saco plástico e quebre, triture ou corte em pedacinhos com uma faca.
Aqui no Brasil, especialmente nesta época de festividades juninas, é comum vermos por aí o Amendoim na versão Praliné, que nada mais é do que aquele amendoim crocante coberto com casquinha de chocolate.
E uma das melhores partes dos festejos são os quitutes. Então, anote e faça:
AMENDOIM PRALINÉ
Ingredientes:
1 xícara (chá) de amendoim
1/2 xícara(chá) de água
1 xícara(chá) de açucar
1 Colher (café) de achocolatado
1 Colher (café) fermento em pó
Preparo:
Em uma panela misture todos os ingredientes, leve ao fogo, mexendo sempre.
Vai ferver, logo depois começar a grudar tudo no amendoim, fica bem soltinho. Tire do fogo e mexa pra que tudo fique bem agregado. Volte ai fogo novamente para dar uma leve derretida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário