5 de jun. de 2011

Consciência ambiental infantil

Dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente.

Preservar também é coisa de criança! A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola.
Neste contexto, acaba de ser lançado o livro "A casa do telhado branco", com uma linguagem lúdica e criativa, e uma proposta de estimular – entre pais, educadores e crianças – o diálogo e a prática de atitudes voltadas para a proteção do meio ambiente e para uma qualidade de vida saudável, com menos consumo e mais convivência familiar e social. De uma forma divertida, a partir de situações cotidianas do universo infantil, o texto pretende suscitar a atenção dos pequenos para a prática de hábitos, que embora possam parecer simples (como não jogar uma lata na rua, desligar as luzes dos ambientes vazios ou comer comidas mais saudáveis, por exemplo) devem ser fazer essenciais e corriqueiros na vida das crianças. São mais de 50 páginas divididas entre história, atividades recreativas e dicas para os pais, pois a história também traz a idéia de reintroduzir na vida dos pequenos, brincadeiras em grupos e a prática de jogos ao ar livre, em contato com a Natureza, num momento em que a ida aos shoppings e os videogames muitas vezes se colocam como a única alternativa para aproveitar os momentos livres das crianças.

O site O Planeta Energia também oferece ferramentas didáticas destinadas ao público infantil, abordando temas como a consciência ambiental, alterações climáticas e energias renováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário